Seja Bem Vindo...

O conteúdo disposto aqui lhe dará algumas noções básicas sobre o Balonismo, espero que você leitor ache o que procura, a equipe do blog agradece a sua visita e até mais...

sábado, 10 de março de 2012

Balonismo, Um Esporte Seguro

Balonismo, Um Esporte Seguro
A idéia de embarcar em um balão a gás e passear nas alturas fascina qualquer pessoa. Colocar essa idéia em prática, porém, requer vencer uma série de obstáculos, que são mais psicológicos do que de ordem fática, mas que fazem parte de uma cultura que só há pouco tempo começou a mudar, e muito lentamente. "A Federação Aeronáutica Internacional é quem diz. O balonismo é o esporte aéreo mais seguro do mundo há mais de 20 anos", afirma Bruno Schwartz, fundador da Associação Brasileira de Balonismo e o entusiasmado responsável pela Air Show, a empresa que organiza o Festival de Balonismo de Torres desde a sua primeira edição, em 1989.

                                     Festivais                            
 
De 27 de abril a 1º de maio próximo, em Torres, extremo litoral norte do Rio Grande do Sul, realiza-se a 19ª edição desse Festival que passou a ser Internacional quando foi homologado pela Federação Aeronáutica Internacional (FAI), no ano passado, por ser um dos únicos três no mundo que foram realizados anualmente por mais de 15 anos consecutivos. Albuquerque, nos Estados Unidos - o maior festival de balonismo do mundo, em outubro - e Chateau d´Oeix, na Suíça, são os outros dois com o mesmo status.

                             Segurança                                  

Segundo estatísticas da Divisão Aerodesportiva do Departamento de Aeronáutica Civil e da Associação Brasileira de Balonismo, esse esporte tem índices de acidentes praticamente nulos, por isso é que é a única aeronave que não exige o uso de pára-quedas. "O motivo principal está na vistoria periódica dos equipamentos de um balão, cada vez mais modernos e confiáveis, e na autorização de vôo somente para pilotos com brevê", explica Schwartz, que não esquece de lembrar sempre que o balonismo é um esporte que não agride a natureza, não polui o ambiente e, portanto, pode ser considerado ecologicamente correto.


              Abastecimento e Velocidade Máxima          

                         
A Ultragaz abastece todos os balões do Festival de Torres há 16 anos, cada um com 80 quilos de gás propano na decolagem, o que garante uma autonomia de pelo menos duas horas e meia, com um consumo médio entre 25 e 30 quilos por hora. O limite de segurança para decolagem é de ventos de até 25 km/h, por isso as provas têm horários marcados ao amanhecer e no final das tardes, quando as correntes de vento são mais suaves. Embora um balão possa alcançar até 16 mil metros de altura, os balonistas garantem que a melhor altitude para se voar é entre 150 e 500 metros. E o vento ideal é de 12 nós por hora, o que significa uma velocidade máxima de 24 km/h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário